sábado, 30 de julho de 2016

Para ser prefeito tem que ser quase perfeito

A seguir compartilhamos artigo da cidadã itaguarense Maria Nirce de Oliveira, servidora pública da área de limpeza urbana do município, publicado no Jornal Cidades de Itaguara. Embora simples, o artigo possui uma sabedoria popular:

A todos vocês, leitores deste jornal, cujo nome já diz: “Jornal do Povo”, escrevo este texto. As eleições estão chegando e todas as cidades têm que eleger o prefeito e todos os vereadores que vão compor o Legislativo, local onde as leis deverão ser discutidas e homologadas. Infelizmente,muita das vezes, estes vereadores que foram escolhidos pelo povo não sabem sequer qual é a sua verdadeira função.

É ai que começa a confusão: a presença de uma maioria de vereadores que pouco sabem ler e escrever e muito menos interpretar e entender minimamente o significado de lei. E tudo isso cai no colo do coitado do prefeito, este sim tem que assume bem o papel de prefeito e é o mais cobrado.

Sendo ele jovem ou senhor que já passou dos 50 anos é vítima do mesmo "disse me disse". Tudo é motivo para cobrá-lo ou criticá-lo. Se o prefeito tem várias camisas azuis, a população diz: "coitado, só tem aquela camisa".

Se o prefeito gosta de tomar uma cervejinha, não pode porque logo será taxado "alcoólatra". Carro novo nem deve pensar em comprar, porque senão "o dinheiro que comprou o carro é desviado da prefeitura". Viajar também não pode porque o povo diz: "está gastando dinheiro que era para arrumar as ruas com viagens".

Enfim, será o que mesmo que a população deseja? Será que nós, ao nos colocarmos por pelo menos durante um ano, no lugar do prefeito iríamos mudar os nossos conceitos? Porque, vocês leitores, sabem muito bem que muitos que criticam o prefeito não estão dando conta sequer ser "o prefeito de seus lares", não sabem também serem pais, não sabem administrar as suas vidas.

É aí que convido você que só sabe criticar: façam um exercício mental e estejam no lugar dos nossos governantes, porque só assim é que vamos dizer: "fácil é falar, difícil é fazer", ainda mais num país que se exige agradar a gregos e troianos.

Obrigada.

Maria Nirce, cidadã itaguarense.

Nenhum comentário: