terça-feira, 10 de maio de 2016

Cultura em Ação

* Texto: Secretaria Municipal de Cultura

Informes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Pelo quarto ano consecutivo, a gestão municipal realizou o IV Encontro Regional de Sanfoneiros. O projeto, que surgiu em 2013, valoriza a cultura regional, além de músicos e artistas locais. Como acontece todos os anos, o evento será realizado na Praça da Convivência, durante a tradicional Feira de Agricultura Familiar. O evento aconteceu no domingo, 24 de Abril a partir das 9h30.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura realizou a Festa do Trabalhador. Houve shows de samba e pagode com o Grupo Raça Brasil, no dia 30 de Abril, na Praça Raimundo de Morais Lara. No dia primeiro de maio, a programação seguiu com apresentação teatral do Coletivo Mundicá/BH, na Feira de Agricultura Familiar e, na parte da tarde, houve a Corrida do Trabalhador, e show com o Grupo Evolusamba.

Seguindo o Calendário Municipal de Eventos, vem aí o 2º Edição do Itaguara Gospel, a ser realizado dia 21 de maio, na Praça da Convivência. ( Atenção a Rua Mário Lima, ficará fechada para a realização do evento, previsto para iniciar às 18:00h) Show com Felipe Colácio ás 21h00.

XVI Festival

Definida as datas de realização do tradicional Festival de Inverno e Gastronomia, que este ano caminha para sua décima sexta edição, consagrando-se como um dos grandes festivais culturais do estado. O evento acontecerá do dia 15 ao dia 24 de Julho. Críticas e sugestões favor repassar pelo e-mail: cultura@itaguara.mg.gov.br ou ligar para 31 3184-2699.

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Aroeiras. Organizada pela comunidade local e apoiada pela Prefeitura o evento a cada ano atrai mais pessoas que lotam a praça local para acompanhar os festejos. Agende: De 03 a 05 de Junho.

ICMS Turístico

Para além dos eventos, a Secretaria de Cultura já encaminhou documentação para pleito de recursos proveniente do ICMS Turístico junto ao Estado, garantindo que em 2016 a próxima gestão possa contar com este recurso, na continuidade das ações de desenvolvimento para o setor turístico no município. Também foram encaminhadas documentações referentes ao ICMS Patrimonial, que garante recursos para o ano de 2016 e 2017.

Congado

O secretário de Cultura e Turismo, Camilo Lélis, informa também que a Prefeitura vem a cada ano apoiando mais e trabalhando junto aos Congadeiros, na preservação e divulgação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, em Itaguara. Apoiamos ações de intercâmbio cultural para participarem de encontros e festejos em outras cidades e estados, como Aparecida do Norte/SP e outras localidades. Além disso, auxiliamos no custeio e apoio na compra de roupas, alimentos, couro e infraestrutura para a festa. Para quem acompanha de perto o evento, sabe que, a cada ano, a Festa fica mais bonita. Motivamos a continuidade e preservação deste patrimônio cultural e contamos com a presença e apoio de toda a comunidade.

Entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. É muito importante ouvir e contar com você! (31) 3184 2699. E-mail: cultura@itaguara.mg.gov.br.

Nenhum comentário: