segunda-feira, 18 de abril de 2016

Defesa Civil em ação: Prefeitura de Itaguara, em conjunto com Defesa Civil do Estado, realizou mapeamento das áreas de risco no município e está executando obras importantes

* Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura

Equipe CPRM em visita em área de risco
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itaguara, localizada Rua Francisco Hilário s.n. no Centro (nas dependências da Secretaria Municipal de Infraestrutura - Obras), vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com a sociedade e os órgãos do município, do estado e da federação para o aprimoramento do seu plano de contingência do município, para assim elaborar políticas públicas no controle das áreas de risco da cidade.

Neste sentido e pensando preventivamente, Itaguara recebeu, durante o mês passado, técnicos do CPRM - Serviço Geológico do Brasil e técnicos da Defesa Civil de Minas Gerais. A equipe técnica trouxe os equipamentos mais modernos para auxiliar no mapeamento georefencial das áreas de risco de Itaguara. A partir destes dados, haverá um aprimoramento do plano de contingência municipal.

O que é o CPRM?

O Serviço Geológico do Brasil - CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil. A sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Os geólogos Ítalo Prata Meneses e Rafael Silva Ribeiro percorreram o município entre os dias 18 e 22 de março. Estivemos "coletando dados para produzirem a ação emergencial para reconhecimento de áreas de alto e alto risco a movimentos de massa, feições erosivas, enchente e inundação", explicaram.

Mapa de geologia de área de risco no município
Gustavo de Miranda Tavares, Secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária, Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil Municipal, relata que após o período chuvoso de 2015/2016 foram observadas varias situações no atendimento as demandas da Defesa Civil Municipal que serão agregadas ao plano de contingência. Pensando preventivamente e com foco no plano de contingência, a administração municipal, por meio da Divisão de Infraestrutura e Meio Ambiente, construiu e continua construindo novos canais de drenagens, bueiros para captação de águas pluviais nas ruas da cidade, distritos e estradas vicinais e trabalhando também na construção de gabiões.

Renato Luiz Teófilo de Oliveira, coordenador operacional da Defesa Civil de Itaguara, diz que os projetos de construção e reformas dos canais de drenagem e bueiros realizados neste primeiro trimestre, são: Drenagem da Rua do Bairro Mateus próximo a subestação de energia, e limpeza das galerias do Bairro Jardim Europa. Na zona Rural foram realizadas drenagens e contenção de taludes na região de Cruzes, Veludo e Aroeiras.

A seguir, fotos de obra concluída de drenagens do Bairro Mateus, próximo a Subestação da Cemig:







Teófilo ainda ressalta que precisamos adotar medidas de prevenção para que não nos tornemos parte das estatísticas. Algumas medidas podem evitar inundações como, por exemplo:

-Não jogar entulho ou restos de construção nas calçadas , ruas ou bueiros;

-Realizar a limpeza e manutenção das drenagens pluviais (Escoamento das águas de chuva) de nossas residências;

-Informar a secretaria de obras quaisquer alterações referentes a bueiras entupidas ou até mesmo a falta delas em determinados pontos da cidade.

A coordenadoria de Defesa Civil tem visitado estas áreas e orientado a todos moradores que fiquem atentos, observando se há trincas nos imóveis, rachaduras no solo, árvores com risco de queda e nível do ribeirão, principalmente em áreas em que a declividade seja igual ou superior ao ângulo de 45 graus.

O prefeito Alisson Diego lembra que a estruturação da defesa civil municipal ocorreu na gestão 2009-2016. "Esta gestão estruturou, sob o ponto de vista legal e institucional, a nossa defesa civil. A partir de 2009, a defesa civil passou a existir em Itaguara com determinações, estudos pormenorizados, elaboração de plano de contingência, dentre outras atividades importantes. Quero agradecer a todos que se empenham atualmente e, sobretudo, quem se empenhou na institucionalização da defesa civil em Itaguara, nosso amigo engenheiro José Antônio de Castro Filho". Diego salienta que, apesar das limitações variadas do município (financeira, número de servidores, dentre outras), a estruturação da defesa civil municipal  garante transparência e o controle social das ações do COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil)."

Sempre que necessário, acione a defesa civil:

31-3184-1232, 3184-2706 - Coordenador Renato Teófilo Secretário de Infraestrutura: Gustavo Tavares.

Em caso de emergências ou desastres, entre em contato com a PM pelo número 190 ou com a Defesa Civil Municipal pelo telefone 31-89792390 ou e-mail secobrasitaguara@hotmail.com.

 Se todos trabalharmos juntos, poderemos prevenir e mitigar os desastres, a fim de não sermos surpreendidos pelos fenômenos naturais.

Renato Teófilo na sala da Defesa Civil na Rua Francisco Hilario

Nenhum comentário: