segunda-feira, 13 de julho de 2015

Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara: 15 anos conectando culturas

* Luana Lima


FESTIVAL DE INVERNO E GASTRONOMIA DE ITAGUARA: HÁ 15 ANOS CONECTANDO CULTURAS

Edição comemorativa celebra quinze anos de sucesso do evento com programação diversificada que inclui apresentação de Zeca Baleiro, ícone da MPB e do POP Rock nacional.

Festival acontece desde 2001, mas foi a partir de 2009
que ganhou relevância. (Foto: show Nenhum de Nós em 2009)

Em 2015, o tradicional Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara completa 15 anos e para celebrar uma trajetória de sucesso, que reúne anualmente um público aproximado de 30 mil pessoas, a Prefeitura de Itaguara realizará, no período de 15 a 26 de julho, a edição comemorativa dessa que é considerada uma das manifestações culturais mais relevantes da cidade. Apresentando como tema central a conexão entre culturas, a programação do XV festival é resultado das vivências até então experimentadas e contará com oficinas, teatro, serestas, dança,  literatura, exposição, atividades especiais no Museu Sagarana - MUSA, feira gastronômica e diversas apresentações musicais, com destaque para a atração principal, Zeca Baleiro, ícone da MPB e do Pop Rock nacional.

Pouca Vogal: 2011
Além de dar sequência a um projeto exitoso e celebrar o aniversário de um evento que já em seus primeiros anos conquistou o público, a proposta da edição comemorativa do festival é seguir expandindo horizontes. De acordo com Alisson Diego Batista Moraes, prefeito de Itaguara, trata-se de um encontro aguardado não somente pelos moradores do município, mas também por aqueles que vivem a cultura onde quer que ela esteja. "De 2009 para cá, o evento tornou-se, além de uma referência regional, uma referência estadual, pelas grandes atrações que tem conseguido trazer. Em 2015 não será diferente", complementa.

Show do Teatro Mágico: Festival de Inverno e Gastronomia 2013 

EXPANSÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E FORMAÇÃO DE PÚBLICO


Seguir ultrapassando limites territoriais foi, de fato, uma preocupação constante durante a fase de produção do XV Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara, que antecede a realização do evento, e esse objetivo possui diversas formas de ser alcançado. Segundo Camilo Lélis, secretário municipal de cultura e turismo, “um evento que tem essa proposta como meta precisa amadurecer cada vez mais no sentido de levar qualidade e conteúdo para sua programação. A visibilidade das atrações da XV edição do nosso festival almeja, entre outras coisas, a divulgação do evento. Parcerias como, por exemplo, com a Escola de Belas Artes da UFMG, também são formas de atrair o olhar externo para a nossa cidade e, consequentemente, para toda a festa”.

Tico Santa Cruz agitou o Festival em 2012
Já no que diz respeito ao perfil cultural do evento, Camilo Lélis afirma que a busca é pela formação de público para as artes que, consequentemente, promove o desenvolvimento social e intelectual da população. "Se avaliarmos esses 15 anos, antes é preciso deixar claro de onde estamos falando. Ou seja, Itaguara. Não são 15 anos de um evento produzido em Belo Horizonte, Itaúna ou Divinópolis. Trata-se de uma cidade pequena, mas que promove um evento de grande porte. Estamos debutando, mas já podemos sentir muito orgulho dessa cria e de suas conquistas do ponto de vista da adesão das pessoas à sua proposta cultural”, prossegue o secretário de cultura e turismo.


Oficina de bambu em parceria com o SENAR: Festival 2014

GARANTIA DE DIREITOS E BENEFÍCIOS REAIS PARA A POPULAÇÃO

Com recursos próprios, sem leis de incentivo e afins, a Prefeitura de Itaguara garante a realização de um dos maiores projetos culturais e artísticos da região. O Festival de Inverno e Gastronomia é considerado pela atual gestão municipal um investimento que, além de ser um marco em termos de política cultural para a cidade e representar a garantia do direito do cidadão de ter acesso a bens culturais, gera renda e empregos temporários, contribui para divulgação da cidade em todo o estado e fomenta o turismo, atraindo novos olhares para o município.

Oficina de pintura: Festival de Inverno 2014
Ainda dentro dessa abordagem social, Alisson Diego ressalta a importância da conversão de ao menos uma parte das atividades do evento em benefícios que vão além do lazer e do acesso à cultura, que por si só já são de extrema importância. "Ao atingir a marca de 15 anos desde a primeira edição do festival, é preciso destacar a relevância desse viés do projeto. Afinal, são centenas de pessoas envolvidas direta e indiretamente em sua produção, além da feira gastronômica, que possui cunho filantrópico e colabora com o trabalho realizado por instituições que desenvolvem uma série de serviços importantes para a população", comenta o prefeito de Itaguara.

Capoeiristas se apresentam: Festival de Inverno e Gastronomia 2013
No total, seis entidades são diretamente beneficiadas financeiramente ao terem 100% dos lucros obtidos com a comercialização de bebidas e alimentos revertidos para si mesmas. Além da venda desses itens durante a segunda semana de atividades do festival, no último dia do evento é realizado um almoço com cardápio especial que reúne o público em um momento que faz uma boa mistura de cultura, lazer e geração de renda.

Filantropia e boa comida mineira

Gastronomia e Cultura: Festival 2014

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

O XV Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara, de maneira geral, mantém o perfil de suas edições anteriores. Busca oferecer diversidade, no entanto a aposta em qualidade e conteúdo este ano merece destaque. As atividades são totalmente gratuitas e começam no dia 15 de julho com uma série de oficinas que ora resgatam tradições locais, ora oferecem novas possibilidades de aprendizado. A programação segue com apresentações de talentos musicais da cidade e região, teatro, intervenções artísticas, dança, literatura, exposição, grupos de seresta em diversos bairros e comunidades do município e, claro, a atração principal, Zeca Baleiro, cantor e compositor de renome nacional.

Don e Juan: Festival de Inverno e Gastronomia 2013

O palco principal e outros espaços da cidade dão lugar a momentos de troca entre culturas, fazeres e artistas. Ainda de acordo com Camilo Lélis, é possível afirmar que o festival desde sempre teve como premissa promover a cultura local, fomentar o lazer, o intercâmbio artístico e a garantia de direitos. "A proposta de um evento como esse também deve ser a de oferecer à população outros horizontes, sair do lugar comum, buscar e fomentar ideias, além da formação cultural e cidadã. Nosso festival nasceu pequeno, tímido, falando de nossas raízes e ressaltando aspectos de nossa arte e cultura. Passados 15 anos, seu campo de atuação naturalmente foi ampliado, promovendo variadas ações culturais e artísticas que proporcionam certa liberdade para receber novos estímulos", finaliza.

Seresta nas comunidades: Festival 2014


SOBRE ZECA BALEIRO

Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966 em São Luís do Maranhão. Seu primeiro disco – Por Onde Andará Stephen Fry? – foi lançado em 1997. Desde então, lançou outros nove discos de inéditas, alguns projetos especiais e sete DVDs. Seu mais recente trabalho, “Calma Aí, Coração”, saiu em cd e dvd em 2014, mesmo ano em que lançou seu primeiro álbum infantil, “Zoró [bichos esquisitos] Vol.1”.

Ira! Festival de Inverno e Gastronomia 2015
Artista multifacetado, Zeca Baleiro construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada trabalho. Com melodias certeiras, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, Baleiro apresenta sua espirituosa visão de mundo em canções originais. Além disso, tem se revelado sagaz intérprete de outros compositores e se envolvido com novas áreas, como o teatro e a literatura.

Em Itaguara, o cantor e compositor maranhense vai apresentar grandes sucessos de sua carreira, em um show quente e vibrante. O repertório inclui arranjos contagiantes de canções já consagradas pelo público como: “Salão de Beleza” (ZB), “Babylon” (ZB), “Telegrama” (ZB), “Quase Nada” (ZB e Alice Ruiz), “Vai De Madureira” (ZB), “Calma Aí, Coração” (Hyldon e ZB), “Zás” (ZB e Wado) e “Último Post” (ZB e Lúcia Santos). O público também pode esperar surpresas de Zeca Baleiro, que costuma preparar releituras de músicas de outros artistas.

Prefeito abre o XIV Festival

O show promete! Zeca será acompanhado de sua guitarra e de Tuco Marcondes (guitarras e vocais), Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon), Adriano Magoo (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon) e Kuki Stolarski (bateria e percussão).

Exposição no Museu Sagarana durante o Fest. Inverno 2014


ABERTURA OFICIAL - 18 DE JULHO - INÍCIO: 20h30
Introdução e homenagens
Lançamento do livro No Embalo das Lembranças - Autora: Adagmar Lima de Freitas
Apresentação musical - Rogério e Bruno Andrade
Palco Curtisom - 22h - Praça da Matriz

OFICINAS
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: BIBLIOTECA PÚBLICA - 31 3184 2628
15 a 18 de JULHO: PINTURA - MOLDE VAZADO E RELEVO
20 a 23 de JULHO: MATERIAIS RECICLÁVEIS
20 a 24 de JULHO: BORDADO EM PEDRARIA

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO - 31 3184 2699
18 de JULHO: DESENHO - LUZ E SOMBRA
19 de JULHO: FABRICAÇÃO DE CERVEJAS ARTESANAIS
20 e 21 de JULHO: INICIAÇÃO TEATRAL

TEATRO
19 de JULHO: Espetáculo Maria Minhoca - Reflexo Cia. de Teatro
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Praça de Convivência

23 a 26 de JULHO: Intervenções artísticas itinerantes - Reflexo Cia. de Teatro
LOCAL: Praça da Matriz

26 de JULHO: Espetáculo Armatrux, a banda - Grupo de teatro Armatrux
HORÁRIO: 11h
LOCAL: Praça da Matriz

SERESTA
GRUPO DE SERESTA AMIGOS DA LUA
DATA: 16 de JULHO
HORÁRIO: 19h
LOCAL: COMUNIDADE DA PIPOCA

DATA: 18 de JULHO
HORÁRIO: 19h
LOCAL: COMUNIDADE DA BOA VISTA

DATA: 20 de JULHO
HORÁRIO: 19h                        
LOCAL: COMUNIDADE DE AROEIRAS

DATA: 25 de JULHO
HORÁRIO: 18h
LOCAL: MUSEU SAGARANA

FEIRA GASTRONÔMICA - 22 a 26 de JULHO - Praça da Matriz.
APAE: Doces diversos e pastéis
Casa de Dona Dorica: Caldos, pão de queijo recheado e bolinho de mandioca
Decolores: Batata frita, espetinhos e pão com linguiça
F.E.A. Bezerra de Menezes: Mexidão e Tropeiro
Lar São Vicente de Paulo: Canjiquinha e Tira Gosto
Santa Casa de Misericórdia de Itaguara: Macarrão comum e na chapa
*Cardápio especial no domingo, dia 26 de julho, com refeições completas feitas por todas as instituições e servidas no horário do almoço.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - Comemoração dos 3 anos do Museu Sagarana
* EXPOSIÇÃO DE FIO A FIO
ABERTURA - 16 de JULHO, às 19h30.
LOCAL: Museu Sagarana - MUSA
Participação da Orquestra de Flauta Boa Vista e Itaguara
PERÍODO DE VISITAÇÃO: 16 de JULHO a 13 de SETEMBRO
FOTOGRAFIA E CURADORIA: FLÁVIO COSTA
LETRA E NARRAÇÃO: LUCAS MADRUGA
* PROJETO CULTURAS POPULARES E ARTES VISUAIS - CNPq/EBA/UFMG
OFICINAS DE EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO - 25 de JULHO, das 12h às 20h.
LOCAL: Museu Sagarana - Espaço externo
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: MUSEU SAGARANA - 31 8979 2666
* Modelagem com argila
* Produção de panelas de barro modeladas manualmente
* Produção de panelas em torno
* Queima de Raku
* Fabricação de tijolos e telhas artesanais

DEMONSTRAÇÕES DE MESTRES DE OFÍCIOS E SABERES TRADICIONAIS - 25 de JULHO, das 12h às 20h.
LOCAL: Museu Sagarana - Espaço externo
* Confecção de biscoitos/quitandas
* Trançado em palha de milho
* Trançado em bambu e cana do reino
* Trabalhos com cabaças
* Cardagem e fiação de algodão                   
* Tecelagem
* Bordado
* Forja a carvão e moinho de fubá
* Benzeção
* Trabalhos com plantas medicinais
* Construção de carro de boi
* Entalhe em madeira
* Processamento de farinha em prensa de madeira

RODA DE CONVERSA: A PLURALIDADE CULTURAL - 26 de JULHO, das 12h às 18h.
LOCAL: Auditório da Escola Estadual Coronel Frazão

ATRAÇÕES - PRAÇA DA MATRIZ
22 de JULHO - Show EKLETICA - Trio Amadeus e Convidados - 21h

23 de JULHO - Violeiros do Médio Paraopeba - 21h
Alan Borges e banda - 24h
24 de JULHO - Subaco de Cobra - 21h
Denner Acústico - 22h
Glayson Ciclone e Banda SuperTim - 23h

25 de JULHO: Konga na Kombi - 21h
Zeca Baleiro: 23h
Dj Dênio: 1h

26 de JULHO: Grupo Diadorim - 16h30
Evolusamba: 20h30

ATRAÇÕES VARIADAS                                                 
17, 18 e 19 de JULHO: Palco Curtisom
LOCAL: Praça da Matriz
HORÁRIO: 22h

26 de JULHO: Roda de Capoeira Cais da Bahia
LOCAL: Praça da Matriz
HORÁRIO: 16h

26 de JULHO: Banda de Música Nossa Senhora das Dores de Itaguara
LOCAL: Praça da Matriz
HORÁRIO: 19h30

26 de JULHO: Cleiton e Edson (Praça de Convivência - 9h30)
Ballet Lurdes Almeida (Praça da Matriz - 15h)
Studio de Dança Lidiane Giordane (Praça da Matriz - 16h)

Nenhum comentário: