segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeitura de Itaguara e Governo de Minas investem em revitalização do Centro de Artesanato Nica Vilela

* Ascom PMI

Originalmente em: http://www.itaguara.mg.gov.br/pmi/?p=3794

Além de dar visibilidade ao município, o artesanato também promove a valorização da cultura e estimula o turismo em Itaguara. Nesse sentido, o Centro de Artesanato Nica Vilela realiza, desde 1990, um trabalho de extrema importância para toda a população, com destaque para aqueles que desenvolvem atividades desse ramo na área rural da cidade e região. Por tudo isso, nas últimas semanas os moradores têm acompanhado com satisfação as obras de revitalização do Centro, que são resultado de um trabalho conjunto da Prefeitura de Itaguara com o Governo de Minas.

A revitalização do Centro de Artesanato começou há cerca de quatro semanas e está em fase final.



De acordo com Camilo Lélis, supervisor de cultura e conselheiro do Conselho Municipal de Política Cultural, “diante da responsabilidade que os conselheiros têm de deliberar sobre a utilização do recurso público, na época foram levantadas algumas demandas que poderiam ser atendidas com a verba obtida via Emenda Parlamentar. A troca do telhado do Centro de Artesanato Nica Vilela era o mais urgente, por se tratar da preservação de um prédio histórico e atender a uma solicitação dos próprios profissionais, que representam um forte traço da identidade cultural da cidade”.

No total, o investimento da Prefeitura de Itaguara é de cerca de R$19 mil, em contrapartida à verba liberada pelo Governo do Estado, de aproximadamente R$70 mil. De acordo com o contrato, o trabalho será finalizado até o dia 10 de junho e, até o momento, quase metade (49%) da revitalização já foi executada. Isso quer dizer o seguinte:

  • As telhas e engradamentos do antigo telhado foram retirados;
  • A laje foi impermeabilizada com um material chamado manta asfáltica polimérica, para evitar a penetração da água da chuva e possíveis infiltrações;
  • A nova estrutura metálica foi instalada, juntamente com uma parte das novas telhas.

Agora, é aguardar o restante das atividades, que inclui a colocação de calhas e rufos, entre outras coisas.

SOBRE O CENTRO DE ARTESANATO NICA VILELA

A criação do Centro de Artesanato Nica Vilela partiu de uma demanda popular ainda na década de 80, com destaque para a atuação da senhora Nica Vilela, homenageada no próprio nome da instituição. Toda essa mobilização resultou em uma parceria entre a Prefeitura de Itaguara, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater e a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itaguara e Região, que viabilizou a transformação de uma ideia em realidade.

Inaugurado em fevereiro de 1990, o Centro ocupa um espaço onde, em outros tempos, funcionava um presídio. Cedido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de Minas Gerais, via Termo de Comodato, até o início das atividades o local estava abandonado e, então, passou a dar espaço ao trabalho de aproximadamente 110 famílias que contam com apoio no processo de produção, quando necessário, participam de feiras e outras atividades e expõem seus trabalhos no espaço complementando, dessa forma, a renda familiar.

Nenhum comentário: