sexta-feira, 13 de março de 2015

Combate à dengue: Agentes de endemia trabalham intensamente

Matéria e fotografia: Ascom PMI


O Programa Municipal de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde, intensificou as ações do combate à doença no último ano e continua com ações educativas no município, os agentes de saúde percorrem todos os bairros da cidade identificando e prevenindo focos do mosquito Aedes aegypti.

O programa contra a dengue é composto por uma equipe de 11 funcionários, sendo: sete agentes de campo responsáveis por 5.820 imóveis cadastrados (onde bimestralmente a equipe visita para pesquisa e tratamento); um agente para os 17 pontos estratégicos cadastrados e que são visitados quinzenalmente (borracharias, empresas de grande porte, oficinas e ferros velhos); um agente de resgate de casas fechadas (trabalha em horário diferenciado, incluindo sábados) e um supervisor de área e um coordenador.

Em 2014, no mês de dezembro, foi apresentado à Câmara Municipal de Vereadores o relatório das ações realizadas e resultado do programa. Foram visitados 30.844 imóveis, sendo que foram pesquisados 3.774 (10% dos imóveis cadastrados) e 8.585 depósitos foram tratados com larvicida. No último ano, a Secretaria de Saúde recebeu 18 casos de suspeita de dengue, mas somente dois foram casos positivos.

Em 2015 as ações estão dando continuidade, principalmente porque o além de o mosquito transmitir a dengue, está transmitindo também a febre chikungunya. De janeiro a março a Secretaria de Saúde recebeu cinco casos suspeitos de dengue que ainda aguardam o resultado.

As pesquisas são realizadas bimestralmente. Na primeira – obtida em janeiro –, foram encontrados focos de dengue nas ruas: Exp. João Batista dos Reis, Dr. Jacy de Morais Lima, Pedro Rosa das Chagas, Coronel Frazão, Piracema, Juvêncio Nogueira de Oliveira, Américo Souza, Professor Manoel Batista, Ary de Morais Silva, Ana da Costa, Carlos Penido Filho, Ivo Rosa de Freitas, Joaquim Ferreira de Morais, João Paulino, Capitólio, Carlos Teixeira, Teófilo Otoni, do Rosário, Capitão Ferreira Pinto. Na Avenida Nossa Senhora das Dores, na Via Expressa e nas praças Raimundo Morais Lara e Guimarães Rosa.

Já na segunda pesquisa, realizada em março, foram encontrados focos positivos nos bairros: Centro, Dias, Osmar Vilaça, Liberdade, José Lara, Raimundo Lara, Caiapó de Almeida, Conjunto Habitacional, Lindorifo e Coelhos.

Ações educativas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de mobilizar a população no combate. Segundo a agente Adriana Alves, que trabalha há três meses na Divisão de Endemias, nem sempre os cidadãos têm disponibilidade para recebê-los, mas as orientações são de extrema importância: “A partir das conversas educativas, podemos orientar e conscientizar aqueles que não estão atentos ao perigo da doença”.

A coordenadora de Endemias Neide Silva, explica que o combate não pode ser feito somente por meio dos agentes, “toda a comunidade precisa contribuir. Se trabalharmos juntos, podemos controlar a infestação do mosquito e, consequentemente, os pontos positivos no município”.

O combate ao mosquito depende de cada um de nós, para denunciar possíveis criadouros, ligue: (31) 3184.2801. Faça sua parte.

Nenhum comentário: