sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prefeito Diego e Vereador Camilo participam de audiência na Anatel

Na Anatel: Dep. Reginaldo, Diego e Camilo

A súbita e polêmica alteração do DDD de Itaguara de 37 para 31 motivou uma reunião dos representantes do Executivo e Legislativo itaguarenses na sede da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela mudança. Acompanhados do Deputado Federal Reginaldo Lopes, o prefeito Alisson Diego e o vereador Camilo Rezende participaram, nesta quarta-feira (03) em Brasília, de uma reunião com representantes da Anatel. 

Diego e Camilo ressaltaram que a população itaguarense ficou insatisfeita com a forma ríspida com que a alteração foi feita. "As pessoas foram avisadas com antecedência mínima; algumas nem avisadas foram", disse o prefeito. "Não entramos no mérito da alteração, a questão é como isso se deu; seria necessária no mínimo uma audiência pública e/ou um plebiscito", argumentaram o vereador e o prefeito, que solicitaram ainda a realização de um referendo.

Luiz Fernando da Cunha Pereira, da Gerência de Regulamentação da Anatel reconheceu a forma equivocada como foi feita a alteração, inclusive sem audiência pública in loco (houve apenas uma consulta pública na internet com participação mínima) e disse ainda que as empresas deveriam ter avisado com antecedência. Entretanto, o representante da Anatel enfatizou que a alteração do DDD era uma tendência natural, uma vez que o município pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pereira apresentou um estudo com o fluxo de ligações para os DDDs 31 e 37, demonstrando um percentual maior das ligações para o DDD 31. 

Indagado pelo prefeito Diego se os itaguarenses de fato se beneficiaria com a mudança do DDD, Luiz Fernando disse convictamente que sim. "É muito melhor para os cidadãos de Itaguara, isso posso garantir com base nos estudos que fizemos", disse.

Além do DDD

Diego e Camilo também reclamaram do sinal de algumas operadoras em Itaguara e pediram melhorias para a cidade e a zona rural. "Os serviços de telefonia móvel no município estão precários, devemos cobrar de quem pode nos ajudar, que é a Anatel", disseram Camilo e Diego.

A Anatel recebeu as reclamações e prometeu se empenhar junto as operadoras para a solução dos problemas de sinal e garantiu ainda que durante o mês de agosto as operadoras não estavam autorizadas a cobrar interurbano dos celulares 37 para os fixos 31.

A Agência informou ainda que o DDD de celulares também seria alterado. A operadora Vivo, que ainda não havia feito a alteração, o faria a partir do dia 06 de setembro.

Nenhum comentário: