quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Entrevista ao Jornal Cidade - Íntegra

O prefeito Alisson Diego completa 10 anos de mandatos eletivos ininterruptos representando Itaguara e concedeu entrevista ao Jornal Cidade, um dos mais importantes veículos de comunicação de Itaguara e região. Leia na íntegra:




Entrevista: Prefeito Alisson Diego Batista Moraes

“O povo sabe que Itaguara melhorou muito nos últimos anos. Até a oposição reconhece isso”

Nesta entrevista exclusiva ao Jornal Cidade, o prefeito fala sobre saúde, meio ambiente, investimentos, administração pública e campanha eleitoral. Diego também fez um breve balanço de seu mandato.

Leia a íntegra

por Flávio Lara

Alisson Diego Batista Moraes tem 29 anos. É prefeito reeleito de Itaguara, advogado, funcionário licenciado do Banco do Brasil. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e é acadêmico de Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei.
O jovem prefeito recebeu o Jornal Cidade, em seu gabinete na prefeitura, para uma longa e reveladora entrevista.
Jornal CidadeComo está Itaguara após quase seis anos de seu mandato?

Diego: Nossa cidade obteve muitas conquistas nestes últimos anos e posso dizer, com humildadee também com alegria, que Itaguara está bem melhor. Cito rapidamente alguns avanços dos últimos anos: Na área da saúde: adquirimos muitos veículos, ingressamos no CISMEP, criamos a quinta equipe do PSF, construímos a farmácia pública, a Unidade Básica de Saúde da região central, fortalecemos a parceria com a Santa Casa,criamos o CERSAM. Na área social: criamos o CRAS Liberdade, reformamos casas através do PSH e implementamos uma rede de proteção social inovadora com auxílio natalidade, auxílio funeral, enfim, ajudando quem mais precisa. Na educação fizemos parcerias e trouxemos cursos técnicos, criamos o auxílio-transporte universitário,cuidamos da inclusão, criamos o auxílio transporte universitário. Na infraestrutura então, revolucionamos: asfaltos, calçamentos, obras de defesa civil, contenção de encostas, gabiões, pontes, praças, máquinas e muitas outras. E, claro, ainda tem a ETE – a maior obra pública da história de Itaguara. Isso apenas o que lembrei aqui de cabeça. Há muito mais realizações a serem citadasem todas as áreas. O povo sabe que Itaguara melhorou nos últimos anos. Até a oposição reconhece isso

Jornal Cidade: Muitas pessoas questionam a saúde do município. O que o prefeito tem a dizer?

Diego: As pessoas estão corretas em sempre cobrar mais. Isso é fundamental. Precisamos sempre melhorar. Mas a verdade é que as conquistas são claras e quem utiliza a saúde municipal sabe disso. Os pacientes de hemodiálise,por exemplo, eram transportados em uma Kombivelha até 2008. Hoje a realidade mudou. A frota da saúde foi modernizada. Além disso, como já citei e repito: criamos um novo PSF, construímos uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), o Cersam, ingressamos no Cismep, modernizamos o Posto de Saúde, o laboratório, compramos ônibus, ambulância, van, etc. Importante citar, por exemplo,que a Santa Casa recebia cerca de 36 mil por mês em 2008. Hoje recebe cerca de 120 mil. Ou seja, um acréscimo grande e muito maior que a inflação.Outro dado importante a citar: hoje como temos mais médicos, temos também mais demanda. Vou te dar um exemplo: O número de pacientes com neoplasias em Itaguara. Em 2008, eram cerca de 8. Hoje são quase 20. Ou seja, é preciso mais carros, mais estrutura. A saúde em Itaguara melhorou sim, mas é preciso avançar ainda mais. E estamos avançando.

Jornal Cidade: Qual o principal avanço na saúde em sua opinião?

Diego: São vários, inclusive os citados na pergunta anterior. Mas três são, talvez, os mais especiais: O quinto PSF, o apoio à Santa Casa e o Centro de Saúde Mental, o Cersam. Muitas pessoas não sabem: o Cersam tem hoje quase 300 pacientes.Outro dia estava conversando com o pai de um paciente que faz tratamento psiquiátrico no CERSAM e pensei: como Itaguara passou tanto tempo sem ter um centro de saúde mental? Foi em nosso mandato que fizemos Cersam. E reconheço aqui a grande contribuição da amiga Karla Perdigão, nossa ex-secretária de saúde.

Jornal Cidade: Você citou o repasse da prefeitura para o hospital. E as cidades vizinhas, estão ajudando a Santa Casa?

Diego: Antes de mais nada, é importante dizer que o hospital possui gestão própria, ou seja, a prefeitura não o gerencia, apenas faz os repasses de subvenções, assim como APAE, Lar do Idoso, Casa de Dona Dorica, etc.  Sobre o apoio de municípios vizinhos que utilizam muito o hospital não saberia dizer. É preciso checar com a direção da Santa Casa. O que posso dizer é que a nossa Prefeitura está repassando este ano ao hospital algo em torno de 1 milhão e 800 mil reais, cerca de 7% do orçamento municipal, mais que o triplo do que se repassava até 2008.

Jornal Cidade: O meio ambiente sempre foi uma preocupação de seu mandato. Como está a questão da água no município?

Diego: Realmente, o Meio Ambiente sempre foi uma de minhas prioridades. Acabamos com o Lixão, estamos construindo a Estação deTratamento de Esgoto (ETE), adquirimos novos caminhões de lixo. Mas sobre a água, devemos dizer claramente que esta é uma situação delicada e que foi negligenciada em gestões passadas. Estamos enfrentando esse problema desde 2009 e o SAAE já fez importantes investimentos. SAAE e Prefeitura hoje estão em sintonia. Aumentamos a capacidade de captação, melhoramos a distribuição, mas sabemos que para resolver realmente o problema e garantir a distribuição pelos próximos 30 anos precisaremos executar um projeto maior. O Governo Federal financiou-nos um projeto através do PAC Projetos. Antes nem projeto tinha, nós agora já temos o projeto – e um projeto muito bem feito. Agora, estamos em sintonia com o Governo Federal em busca dos recursos necessários. São estimados cerca de 7 milhões de reais para modernizamos nossa Estação de Tratamento de Água e adutoras. Esta é a maior prioridade para Itaguara atualmente e estou focando fortemente nisso.

Jornal Cidade: E a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) como está?

Diego: Está em fase final, 80% da obra pronta. Acreditamos que até o final do ano possamos inaugurá-la e colocar de vez Itaguara entre as poucas cidades do país a ter praticamente 100% do esgoto urbano tratado. Uma grande conquista para Itaguara!

Jornal Cidade: Quais são os deputados realmente comprometidos  com Itaguara e que ajudaram a cidade nos últimos anos?

Diego: Prefiro não citar nomes. Mas o itaguaranse precisa abrir o olho. Tem muito deputado que chega aqui só na hora da eleição, coloca outdoor, faz reunião com meia dúzia de liderança e promete mundos e fundos e depois some. Isso é comum. Espero que o povo saiba diferenciar quem tem compromisso com a cidade e quem apenas aparece na véspera da eleição. Quem ajudou com recursos para a ETE, para obras, para as instituições, para asfaltos? É só o itaguarense investigar e vai descobrir. Aliás, o itaguarense é inteligente e já sabe.

Jornal Cidade: Ouve-se boatos a respeito de alguns problemas internos da prefeitura. Existe alguma anormalidade no desenvolvimento de ações de seus servidores? 

Diego: Problemas sempre existem em todas instituições, na prefeitura não é diferente. O importante é ser transparente e não acobertar erros dos outros. Sou muito transparente quanto a isso. No passado, erros já foram abafados na prefeitura; muita gente sabe disso. Em minha gestão não admito isso. Ao contrário, sempre trabalhei honestamente e exijo isso na Prefeitura. Itaguara sabe que pode confiar em mim. Tenho 12 anos de mandatos e nenhuma ação judicial. A honestidade e a probidade são valores fundamentais para mim.


Jornal Cidade: Nos bastidores políticos e nas resenhas pela cidade já se houve sobre a sucessão na prefeitura. Quais os nomes que poderiam se candidatar nas próximas eleições?

Diego: Acho muito cedo tratar de sucessão agora. Ainda faltam dois anos. O que posso dizer é que diferentemente do passado, tratarei dessa questão com muita ética e respeito por todos os candidatos. Tenho ouvido falar nos nomes do Silvério, Chumbinho, Lídia, Sansão e Rui Lara. São todos preparados e possuem os predicados necessários para assumir o executivo municipal. Além disso, tenho excelentes relações pessoais com eles. Silvério considero um verdadeiro irmão e já provou sua competência na Secretaria de Obras, com Chumbinho tenho relações fraternas e inclusive familiares e somos amigos, Sansão é um irmão,companheiro de antigas caminhadas e jovem liderança, Lídia é uma querida amiga e grande conselheira e o Rui é um ícone na história da cidade e é um grande amigo. São bons nomes. Itaguara pode sentir-se muito feliz em ter aspirantes a prefeito tão bons.

Jornal Cidade: Você será candidato a deputado nas próximas eleições?

Diego: Não pretendo. Todos se lembram que pessoalmente não queria me candidatar em 2012;fui candidato por responsabilidade e amor a Itaguara. Sempre encarei a política como instrumento de melhorar a vida da comunidade, nunca como carreira ou profissão. Mas aprendi que nunca se deve descartar nada. A vida é dinâmica e as coisas mudam o tempo todo. O futuro a Deus pertence, como diz o sábio ditado popular.

Jornal Cidade: Deixe sua mensagem final.

Diego: A política não é fácil. Algumas pessoas apoiam na hora da eleição esperando algo em troca: cargo, emprego para familiares, benefícios pessoais, atenção especial etc. A política na qual acredito é impessoal e coletiva. É assim que tenho trabalhado nos últimos 10 anos. Nos últimos anos, Itaguara melhorou muito, oitaguarenses são inteligentes e sabem reconhecer esses avanços e conquistasCitei nesta entrevista alguns avanços. Não custa repetir alguns: Renovação completa da frota, asfaltamentos e pavimentações diversas, Museu Sagarana, Estação de Tratamento de Esgoto, Poliesportivo dos Dias, CRAS, CERSAM, UBS, Farmácia Pública, Programa Mão Amiga (apoio aos agricultores familiares com aração e transporte de calcário), Reforma do Poliesportivo, reforma de praças: Aroeiras, Convivência e Maria do Roque, cursos técnicos e profissionalizantes, auxílio-transporte universitário e agora a vinda de novas empresas para Itaguara. Está vendo? São muitas coisas positivas em pouco tempo. Fico muito contente e me sinto realizado com tantas coisas positivas. Mas ainda tenho dois anos de mandato pela frente e vou trabalhar muito até o último dia de 2016 para fazer de Itaguara uma cidade cada vez melhor.



Um abraço fraterno a todos os itaguarenses. Peço desculpas sinceras se decepcionei alguém nesse período e agradeço de coração a todas as manifestações verdadeiras e cordiais de apoio que tenho recebido ao longo desses 10 anos de vida pública.

                                                     *    *    *

Nenhum comentário: