terça-feira, 8 de abril de 2014

Museu Sagarana na 12ª Semana Nacional de Museus

O Museu Sagarana comemora o seu segundo aniversário com uma programação eclética. Música, fotografias, artes, teatro, literatura, lançamento de livros, dentre outras atividades serão oferecidas ao público que visitar o Musa durante as próximas semanas. As atividades fazem parte da Semana Nacional de Museus e da 2ª Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana.

Confira cartaz oficial da exposição fotográfica "Olhai os lírios do campo", uma homenagem aos homens e mulheres das comunidades rurais itaguarenses, responsáveis por consolidar a identidade itaguarense. A produção é do itaguarense José Antônio de Castro Filho, artista plástico formado pela UFMG:




Musa em Programação Nacional


A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesse ano, a sua 12ª edição ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões.


Leia abaixo trechos da mensagem do presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) por ocasião da 12ª Semana Nacional de Museus:

Museus: as coleções criam conexões 

As coleções são a semente dos museus, e logo deles se tornam corpo e alma. Fazem com que o conhecimento se enriqueça e se amplie no diálogo com os elementos recolhidos e reunidos como testemunhos vivos da arte, da história, da ciência e da vida. 

Coleções criam conexões - enfatiza o ICOM, Conselho Internacional de Museus, ao propor esse tema instigante para as celebrações de 18 de maio de 2014. A Semana Nacional de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o Brasil, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação.

Quando se destaca a importância das coleções e se busca a sua valorização, sendo-lhes oferecida a possibilidade de proteção legal, ainda que não musealizadas ou já visitáveis, desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam. Coleções são complexos legados da memória cultural, e é preciso que gerem todo tipo de conexão para que possam ampliar sempre mais os seus efeitos em termos de comunicação, educação, 
participação e fruição.

O Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, promove a 12ª Semana Nacional de Museus, compartilhando e incentivando o entusiasmo que anima as instituições envolvidas, em todos os Estados e no Distrito Federal. Foram produzidos quase quatro mil eventos, na edição de 2013, quando focalizamos as mudanças sociais engendradas pela sintonia entre memória e criatividade.

As perspectivas são empolgantes. Na multiplicidade das conexões simbólicas e tecnológicas, ultrapassaremos todas as fronteiras, a fim de que as coleções, criando referências e questionamentos, revitalizem o próprio modelo de museologia a que se destinam. 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos 

Presidente do Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário: