terça-feira, 5 de março de 2013

Itaguara sedia Seminário do PRONATEC

Itaguara sediou ontem (04/03) um seminário regional sobre o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica). Estiveram presentes representanes de 20 cidades, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.


O seminário aconteceu no Plenário Pirigrino Manoel da Silva, na Câmara Municipal de Itaguara. Além de lideranças municipais, estiveram presentes o Deputado Federal Reginaldo Lopes (idealizador  do encontro), o reitor do IFMG, Caio Bueno, e o coordenador do programa na instituição, professor Claudio Vita.

O seminário regional teve como objetivo explicar minuciosamente o programa e promover a adesão dos municípios mineiros ao PRONATEC. Os prefeitos presentes elogiaram a iniciativa. Antonio Dianese, prefeio de Itapecerica, disse que seminários como este deixa o governo federal mais perto das pessoas e lembrou do exemplo educacional da Coréia do Sul: "Só o investimento em educação é capaz de transformar o país", disse. O vice-prefeito de Campo Belo, Richard, também elogiou: "Precisamos dessa integração e união de esforços em prol da educação, independente de cores partidárias. O deputado está de parabéns pela organização desse encontro". 

O prefeito Alisson Diego disse que o seminário foi uma iniciativa fundamental. "O Brasil precisa incentivar o ensino técnico e qualificar a nossa mão de obra. Esse projeto precisa, necessariamente, passar pelos municípios pequenos e médios. Não adianta qualificar a mão de obra apenas nas grandes cidades. O PRONATEC será importantíssimo para dar mais oportunidades para as pessoas, isso é fundamental", disse.

A partir de agora, as secretarias municipais de educação começarão a pesquisar cursos de acordo com as realidades municipais. As matrículas devem começar ainda neste semestre.

Nenhum comentário: