terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Janeiro começa com chuvas fortes

Ponte e desassoreamento minimizaram os efeitos das chuvas


Minas Gerais sempre sofre com as chuvas nesta época do ano. No final de 2011 e início deste ano, particularmente, o estado tem sofrido ainda mais, devido aos índices pluviométricos recordes.

Em Itaguara, depois do ano de 2009, quando a Prefeitura realizou o desassoreamento do Ribeirão Conquista (após 20 anos sem obra desse tipo), as enchentes foram menos danosas, chegando inclusive a ficar durante todo o ano de 2010 sem inundações. Contudo, ontem a cidade sofreu com as chuvas de início de ano e o Ribeirão Conquista transbordou, causando alguns prejuízos (mas nenhuma vítima).

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, a região metropolitana de Belo Horizonte teve as mais altas taxas pluviométricas desde 1910.

Imagine se o desassoreamento do Ribeirão Conquista não tivesse sido feito em 2009? Foram retirados quase três mil caminhões de detritos naquele ano. Soma-se a isso a construção da nova ponte da Rua Joaquim Murtinho, recentemente inaugurada (aumentando consideravelmente a vazão). Sem essas duas ações da Prefeitura, os danos teriam sido ainda maiores.


Em Minas Gerais

A chuva que vem atingindo o estado tem provocado graves problemas em toda Minas Gerais. De acordo com último boletim divulgado pela Defesa Civil, mais de 2 milhões de pessoas foram atingidas pelos estragos das chuvas. Dessas, 9769 foram expulsas de suas casas: 9365 estão desalojadas  (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 404 desabrigadas (pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos).

Além disso, 52 municípios que foram atingidos por inundações, temporais e desabamentos tiveram de decretar situação de emergência. De acordo com o boletim, 2.420 casas foram danificadas e 75 pontes foram destruídas.

2 comentários:

Moi, Thaynara disse...

É uma pena ver Itaguara numa situação dessas. Sei da gravidade das chuvas, mas enquanto medidas preventivas não forem pensadas para funcionar A LONGO PRAZO (recuperação de margens de rios, alargamento do leito, "desimpermeabilização" do solo, canais coletores eficientes), as cidades continuarão sofrendo. Boa sorte para todos! Abraço!

Redação / Alisson Diego disse...

Thaynara, agradeço sua manifestação. Vamos lá: nunca na história de Itaguara se fez tanta drenagem como agora. Isto inclusive está em meu blog. Todas as pavimentações asfálticas de Itaguara a partir de 2009 são feitas com drenagens - pela primeira vez na história de nossa cidade. Além disso, importante lembrar do desassoreamento e da nova ponte - ações feitas com muito custo e inéditas. Abraços. PS: Com relação à revitalização do Ribeirão, esta é uma necessidade imperiosa mesmo.