sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde Regionaliza Ações


No dia 04 de outubro, em Itaguara, no Centro-Oeste de Minas, foi realizada a Oficina “Transformando Lixo em Luxo”. Coordenada pelos Educadores em  Saúde de Itaguara Everton Vinício e Jordane Márcio, a oficina é uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e o município de Itaguara.

O foco da oficina é despertar a consciência ecológica por meio da utilização de materiais não biodegradáveis como as garrafas PETS e transformá-las  em objetos de decoração. O projeto busca, por meio da criatividade, transformar  as PETs em objetos de utilidade doméstica ou até mesmo em obras de arte, como plantas e flores decorativas.

A proposta é que Oficina “Transformando Lixo em Luxo” seja replicada pelos participantes em seus municípios. A  comunidade, como os grupos operativos das Unidades Básicas (hipertensos e diabéticos), donas de casa, pessoas portadoras de deficiência mental, alunos das escolas são os públicos alvos para quem a oficina pode ser replicada. Desta forma, além de despertar a consciência ecológica, busca-se também diminuir o acúmulo e ou o destino inadequado de resíduos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue por exemplo.

“O projeto começou porque o município não tinha coleta seletiva e precisávamos desenvolver estratégias para buscar sanar este problema. Estávamos com índice de infestação do mosquitos Aedes Aegypti muito grande. Começamos pensando em resolver o problema da dengue e despertando a consciência ecológica. Logo começamos a trabalhar com grupos operativos, escolas e vimos que a oficina também era uma terapia e apresentava resultados positivos. A possibilidade de desenvolver trabalhos com PETs são  enormes.   Ela não  é uma estratégia nova, mas é uma alternativa diferente do que víamos fazendo”, disse o coordenador da Atenção Primária de Itaguara e ministrante da oficina, Everton Vinício.

Para a Secretária de Saúde de Itaguara, karla Fernanda Perdigão, é muito bom o município poder replicar esta oficina. “Eu aposto muito na promoção e prevenção à saúde. Este projeto é muito mais abrangente. Ele não articula só com a promoção e prevenção da dengue, mas também na socialização, na renda, no tratamento de pessoas com depressão. Somos muito gratos pelos municípios da macro pelo reconhecimento e pela oportunidade de replicar esta oficina”, lembrou a Secretária de Saúde de Itaguara, Karla Fernanda Perdigão.  

A expectativa é que ao replicarem esta oficina nos seus municípios, os municípios se sintam mais motivados e busquem maneiras diferentes  de combater o mosquito. “Esta oficina irá trazer uma motivação para os educadores em saúde, propondo novas metodologias e valorizando o trabalho desenvolvidos na região”, disse a referência técnica de mobilização da SRS-Divinópolis, Willian Pacheco

A Assistente Social de Piracema, Maria da Pascoa Andrade disse que oficina é uma novidade por não ter trabalhado ainda na transformação de PETs em flores.  “ eu estou adorando a oficina.  É um produto acessível a todas as pessoas. É uma terapia e o produto final encanta as pessoas’, finalizou Maria
Datas das outras oficinas nas Microrregiões

Até o final de outubro serão mais seis oficinas que serão ministradas nas seguintes datas.

18 de outubro: Santo Antônio do Amparo
19 de outubro: Campo Belo
20 de outubro: santo Antônio do Monte
25 de outubro: Pará de Minas
26 de outubro: Divinópolis.

Texto: Willian Pacheco- SRS-Divinópolis
Fotos: Willian Pacheco

Nenhum comentário: