terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dengue: Responsabilidade de Todos

A Prefeitura de Itaguara, pela Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma ação de conscientização sobre a dengue. Este é um problema de todos nós (sociedade e poder público) e cada um precisa responsabilizar-se, evitando mais casos de dengue. Abaixo algumas informações úteis e importantes:

O que é a dengue e como é causada?

Causada pela picada do mosquito aedes aegypti, a dengue é uma das doenças infecciosas mais comuns no país, especialmente no verão. Quatro tipos de dengue foram identificados por pesquisadores, sendo que três delas podem ser encontradas no Brasil.

Como se identifica?

Os primeiros sintomas da doença parecem com os da gripe: febre alta, dores de cabeça, dor muscular e cansaço. Para não confundir as doenças, fique atento para enjoos e vômitos, sintomas típicos dessa fase.

De cinco a sete dias após o aparecimento dos sintomas, a doença pode avançar para o estágio hemorrágico, mais grave que o anterior. O aumento da pressão causado pelo estágio febril provoca sangramentos em diferentes partes do corpo como nariz, gengivas, sistema gastrointestinal e uterino. Além dos sangramentos, fique atento para tonturas e quedas, que podem indicar problemas na pressão arterial. Sintomas como sonolência, irritabilidade extrema e até delírios podem aparecer nesse estágio.

Como prevenir?

Como não existem vacinas específicas para a doença, a prevenção deve ser constante. O mosquito da dengue precisa de água para se reproduzir, já que é lá que ele bota seus ovos. Portanto, acabar com focos de água parada em casa é um importante passo para a prevenção: fique atento para que vasos, pneus e garrafas não acumulem água de chuva, por exemplo. Os repelentes eletrônicos são boas pedidas, já que ajudam a manter os mosquitos afastados por meio de um sinal sonoro – imperceptível para nós. Importante tomar cuidado com os repelentes em creme, pois não são todos que protegem do mosquito Aedes aegypti.

Tratamento

A doença é facilmente tratada se detectada nos estágios iniciais. Por isso é fundamental procurar um médico assim que surgirem os primeiros sinais da doença. Se houver qualquer tipo de suspeita de dengue, não tome medicamentos por conta própria – os medicamentos para gripe, por exemplo, podem agravar o estado do doente.

Mais comum durante o verão, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo e em nossa cidade não é diferente.

  • Informe-se sobre a dengue, denuncie os vizinhos "desleixados" e saiba mais como se prevenir. Secretaria Municipal de Saúde de Itaguara: (37) 3384 2445.

Nenhum comentário: