quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ações de tabagismo serão implantadas em Itaguara*

Itaguara fará parte de um importante projeto de anti-tabagismo do Governo estadual. Abaixo notícia veiculada pela Agência Oficial do Governo de Minas Gerais ontem, (23/09):

Fumantes das cidades de Oliveira, Moema, Itaguara, Piracema e Itatiaiuçu vão poder contar com um tratamento adequado contra o vício na rede pública de saúde. Nos dias 29 e 30 de setembro, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis vai promover a implantação das ações para tratamento do tabagismo. O evento, que vai ser realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaguara, é uma parceria com o Instituto Nacional do Câncer e tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

Durante dois dias, médicos, enfermeiros, secretários municipais de Saúde vão aprender sobre a implantação do ambiente livre do tabaco nas unidades de saúde, com base no Programa Nacional do Tabagismo. E ainda, como abordar o tratamento do fumante, fatores que dificultam os viciados a parar de fumar, quais os instrumentos para tratar o fumante e os medicamentos que podem ser usados nesse combate.

Para Maria Celma Tavares, referência em tabagismo da GRS Divinópolis, o evento tem como objetivo agregar segmentos para o tratamento do tabagismo e fortalecer ações a partir das planilhas de acompanhamento dos fumantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, cabe aos municípios a responsabilidade de desenvolver ações para implantar ambientes 100% livres do tabaco nas escolas, empresas e unidades de saúde, além de acolher os pacientes sempre que necessário, mostrando respeito com a doença deles. O município ainda é responsável por oferecer tratamento através de terapia cognitiva comportamental coletiva; remédios quando for necessário; sensibilizar a população quanto aos malefícios do tabaco e organizar campanhas relacionadas a datas pontuais.

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, o tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer no Brasil. As doenças provocadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de 10 milhões de óbitos até 2020.

O papel evidente do consumo de tabaco na determinação de doenças crônicas graves e fatais e sua expansão cada vez maior em países em desenvolvimento têm preocupado órgãos internacionais envolvidos com a promoção da saúde. Hoje, nenhum governo pode deixar de reconhecer que as ações para controlar o consumo de tabaco devem ser centrais aos seus programas de desenvolvimento. A complexidade do tema põe em evidência que os desafios a serem enfrentados requerem o envolvimento de todos os setores sociais, governamentais e não governamentais.

IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DE TRATAMENTO DO TABAGISMO

LOCAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAGUARA
ENDEREÇO: RUA ANTÔNIO PACHECO, 420 - CENTRO
HORÁRIO: 8 ÀS 17 HORAS
DATA: 29 E 30 DE SETEMBRO/09

link...> http://www.saude.mg.gov.br/noticias_e_eventos/acoes-de-tabagismo-serao-implantadas-em-itaguara/

Nenhum comentário: