quinta-feira, 19 de março de 2009

Queda Recorde na Arrecadação

Quando o Governo Federal anuncia queda na arrecadação, fatalmente os municípios são afetados, sobretudo os que mais dependem do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), como ocorre com mais de 90% das cidades mineiras. Hoje o Governo anunciou uma má notícia:

"Arrecadação no 1º bimestre tem maior queda em 13 anos

A arrecadação do governo federal, descontado o resultado da Previdência, caiu 12,4% no primeiro bimestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Receita Federal, trata-se da primeira queda nesse tipo de comparação desde 2003 e o maior recuo desde 1996. Nesses dois anos, a arrecadação começou o ano no vermelho e terminou o período em queda.

O dez maiores setores da economia, incluindo bancos e indústrias, responderam por 96% da queda na arrecadação no período. Percentualmente, as maiores reduções no pagamento de tributos ficaram com metalurgia (-51%), extração de minerais (-47%) e fabricação de veículos (-41%). "

Fonte: Folha de São Paulo: http://www.folha.com.br/ em 19/03/2009

4 comentários:

Anônimo disse...

Tempos difíceis na economia mundial. É preciso ter pulso firme nesse momento agora. Boa sorte Diego.

Anônimo disse...

É companheiro! para driblar essa crise teremos que ter jogo de cintura. Mas Deus proverá!

Anônimo disse...

Lamentável essa crise neste momento! Mas o Governo Lula vai saber conduzir este momento e o Diego também! ABRAÇO! Marcelo S.

Anônimo disse...

É as coisas não estão nada fáceis... 2009 não vai acontecer nada de novo e a culpa é da crise.. agora resta saber se o povo vai entender isso ou vai cobrar de maneira irracional