terça-feira, 1 de maio de 2012

Vargas e o Dia do Trabalhador

Esta é uma data extremamente simbólica. É Dia do Trabalhador. Vários países do mundo adotaram essa data como dia em homenagem aos trabalhadores, tendo como motivação o 01º de maio de 1886, quando aconteceu a conhecida manifestação dos trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, pela diminuição da jornada de trabalho (houve, nos dias seguintes, mortes de alguns manifestantes).

O dia do trabalhador foi instituído no Brasil em 1925 pelo presidente Artur Bernardes, mas era marcado preponderantemente marcado por protestos e críticas às estruturas sócio-econômicas do país, até que o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data como um dia de comemoração da classe trabalhadora, com festas populares, desfiles e discursos. Vale lembrar que o presidente Vargas editou o Decreto-Lei 5452, Consolidação das Leis do Trabalho, num 01º de maio.
Presidente Vargas popularizou o 1º de maio convenientemente
Inteligentemente, o presidente soube tirar proveito da situação, na medida em que promovia o seu "trabalhismo", permanecia no poder e ganhava a fama de "pai dos pobres" e "defensor dos trabalhadores brasileiros".

Sem exageros históricos, pode-se dizer que Vargas popularizou o 1º de maio, tornando esta data definitiva no calendário nacional.

Nenhum comentário: