quinta-feira, 28 de abril de 2011

Despedida e Prestação de Contas

O Coordenador Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Anézio Borém de Oliveira, está de saída da Prefeitura. Abaixo, trechos de sua carta de despedida e prestação de contas:

PRESTAÇÃO DE CONTAS COORDENADORIA DE MEIO AMBIENTE
OUTUBRO - 2009 / ABRIL - 2011

Primeiramente, quero de maneira clara e objetiva agradecer ao chefe do Executivo, nosso prefeito Alisson Diego, pela confiança depositada em minha pessoa ao me convidar para fazer parte de sua equipe e por seu importante esforço e apoio na contribuição para o desenvolvimento deste trabalho. Agradeço também a todo o secretariado que também em muito contribuiu em cada interação que se fez necessária para a construção destas ações como podemos verificar nas descrições a seguir.
.
Não posso deixar de agradecer também ao Legislativo Municipal na figura de todos os vereadores, que apoiaram varias das ações e projetos que apresentei na condução dos trabalhos na Coordenadoria .
.
Quero expressar a minha satisfação e orgulho de ter participado desta gestão e de ver Itaguara sendo tratada com o respeito e atenção que merece, e principalmente de constatar que com competência, dedicação e criatividade é possível fazer muito mais com igual ou até menos recursos no caixa da prefeitura como de fato aconteceu em 2009. Com isto, não quero dizer que está tudo muito bom ou resolvido, mas que é inegável os avanços, conquistas e realizações que a atual administração vem apresentando e principalmente o tratamento e a valorização que vem proporcionando aos funcionários municipais e ao cidadão itaguarense. lvidooincipalmente de constatar que com competencia
.
Ao assumir a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente procurei nortear inicialmente o trabalho no levantamento do passivo ambiental existente e das demandas da nossa comunidade nesta área, e propor as soluções possíveis dentro da realidade estrutural e financeiras do município,.sendo pautado por enormes esforços para superar as resistências de um sistema municipal que nunca antes valorizou a importância da conformidade com a legislação e as ações que se mostrassem sustentáveis onde constatei a necessidade de mudança nos conceitos , rotinas e ações ou seja a mudança de comportamentos de toda a sociedade incluindo aqui a administração publica.
.
Busquei junto à administração municipal, secretarias e aos empreendedores da iniciativa privada a regularização ambiental de suas atividades perante o município e os órgãos competentes, dando suporte/apoio nesta importante empreitada, pois era necessário e fazia parte do inicio das mudanças.Trabalhar com segurança e a tranqüilidade de estar legalizado, sintonizado nas exigências por parte dos órgãos ambientais e a legislação da área, permitindo a continuidade e sustentabilidade de suas atividades econômicas.
.
À frente da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente de Itaguara procurei interagir com as demais secretarias, instituições e órgãos municipais e estaduais afins (SAAE, EMATER, IMA, IEF, IGAM, FEAM, CBH-Pará dentre outros ) como forma de suprir a sua deficiência estrutural, de recursos e mão de obra para desenvolver seu planejamento, projetos e ações.
.
Com muita luta, positivamente posso afirmar que o saldo são conquistas, mudanças e avanços para o município como um todo, alguns mais sedimentados outros se fortalecendo e algumas dificuldades a serem superadas com a continuidade dos trabalhos e parcerias que foram construídas neste período.
(...)
Considerada como uma das mais importantes obras desta administração, no final de 2010 trabalhamos também pela aprovação do projeto de Tratamento de Esgoto Sanitário de Itaguara no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 do Governo Federal,obra orçada em R$ 3,6 milhões de reais e que removerá do ribeirão Conquista todo o esgoto domestico atualmente lançado nele , ocasionando enormes danos ambientais de poluição e degradação amplamente sentidos pela população . 
.
Além do ganho ambiental para toda a comunidade, esta obra possibilitará um aumento significativo no recebimento de repasse dos recursos do ICMS ecológico de Itaguara que poderão e deverão fomentar outras ações na área ambiental.
.
Encerro o meu trabalho com a sensação do dever cumprido, e retomo a minha vida particular como cidadão de Itaguara que ao desejar o melhor para nossa cidade se preocupa não apenas com o hoje, mas também com o amanha, com a Itaguara que nossos filhos receberão de nossas mãos e terão para aqui construir suas vidas e famílias.

Um comentário:

Unknown disse...

OI, COMO MORADOR ITAGUARENSE ACHO QUE ITAGUARA AINDA TÊM MUITO QUE CRESCER E AVANÇAR NÃO SÓ NO MEIO AMBIENTAL, MAIS SIM NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOSSO MUNICÍPIO.
FINALIZANDO COM GRANDES CONQUISTAS PARA CADA CIDADÃO ITAGUARENSE. DEIXANDO O AVANÇO AMBIENTAL EM PRESTEZA PRIORIDADE.
ANTONIO ALBERTO DA SILVA.